Subscribe:

Ads 468x60px

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Uma Defesa ao Estudo de Teologia

Este áudio é um estudo que fiz com a Mocidade da minha Igreja. Como não consegui gravar no mesmo dia, resolvi gravá-lo em casa. Nele eu procuro defender o estudo de teologia abordando três pontos:

1)      Todos nós já somos teólogos.
2)      O estudo mais importante que o homem pode realizar é o de Teologia.
3)      Uma abordagem bíblica nos textos de 2 Pedro 1:20 e Êxodo 20:12.

Para fazer este estudo eu tomei como base as aulas ministradas pelo pastor Frankin Ferreira na Escola Charles Spurgeon, bem como suas palestras na Conferência Fiel de 2011. Além deles também usei o livro “Teologia Sistemática” e “Questõs Últimas”, ambas do autor Vincent Cheung. Para saber mais clique nos links.




- Transcrição -

Teologia
A palavra Teologia é de origem grega e é formada por duas palavras:

Θεóς
Theos, que significa Deus ou Divindade.

E

Λóγος
Logos, ou Logia, que significa Estudo, Palavra ou Razão.

Então, em seu estado mais simples, Teologia significa o estudo de Deus.

Teologia Cristã
Tendo em vista o significado de teologia, ocorre-nos uma pergunta: “O que vem a ser teologia Cristã?”.
Teologia Cristã é o estudo de Deus segundo Ele se revela no livro máximo da religião Cristã que é a Sagrada Escritura.

Uma Defesa ao Estudo de Teologia
Acredito que esse é um ponto importante para nós pensarmos, pois há muitas pessoas que menosprezam o estudo de Teologia. Eles citam erroneamente 2 Coríntios 3:6 onde diz que “... a letra mata e o Espírito vivifica” para tentar justificar essa prática. Eles vão argumentar que não precisam estudar para aprende sobre Deus, pois o Espírito fala diretamente aos próprios corações através da Escritura. Que o tempo que se gasta no seminário poderia se gastar evangelizando e salvando vidas.
Porém, se Teologia é o Estudo de Deus, alguém que evangeliza já está fazendo Teologia. À medida que essa pessoa fala sobre Deus como Criador da Terra, ou quando ela fala do perdão dos pecados concedidos na Cruz, ou ainda algo bem mais simples como cantar um hino ou fazer uma oração, essa pessoa já está fazendo Teologia. Ainda que essa pessoa seja católica, islâmica, kardecista (ou seja, espírita), alguém ligado à umbanda ou ainda um ateu, se essa pessoa pensar em Deus, ela já está fazendo Teologia.
Então isto nos faz todos teólogos. Logo, o que está em questão aqui não é quem é teólogo ou quem não é teólogo, mas quem é um bom teólogo e quem é um mau teólogo.
Esse é o meu primeiro ponto de defesa ao estudo de Teologia. Todos já somos teólogos.

O meu segundo ponto é que o estudo mais importante que o homem pode realizar é o de Teologia. Esse ponto tem uma abordagem filosófica, então eu peço aos irmãos uma atenção mais acentuada. Pensemos.
Quais as questões últimas da vida? Primeiro, darei uma definição de questões últimas. As questões últimas são as questões de última importância, tal que, as suas respostas guiam a nossa forma de pensar, agir e ver o mundo. Ou seja, as questões últimas definem o que é a realidade última, que é a realidade verdadeira. Alguns exemplos de questões últimas são: Deus Existe? Se existe como nós podemos conhecê-lO? Há algum sentido para a vida? Há vida após a morte? O que é realidade? Nós podemos conhecer algo?
Visto que o Cristianismo se autoproclama a única religião verdadeira, e a ressureição de Cristo ao terceiro dia comprova essa veracidade, então podemos concluir que todas as outras religiões ou filosofias que tentam responder essas perguntas respondem de maneira errada. Ora, sendo o Cristianismo o único caminho para responder a essas perguntas de forma correta, então ele é o único sistema de pensamento que pode mostrar com veracidade a realidade última. Como é a Teologia Cristã que se preocupa em dá resposta a essas perguntas, isso faz o estudo de Teologia o estudo último que o homem pode realizar.
O Teólogo Vincent Cheung escreveu o seguinte em seu livro “Teologia Sistemática”: “A palavra TEOLOGIA refere-se ao estudo de Deus. Quando usada num sentido mais amplo, a palavra pode incluir todas as outras doutrinas reveladas na Escritura. Ora, Deus é o supremo ser que criou e até agora sustenta tudo o que existe, e a teologia procura entender e articular, de uma maneira sistemática, a informação por ele revelada a nós. Assim, a teologia se preocupa com a realidade última. Visto que é o estudo da realidade última, nada é mais importante. Porque contempla e discuta essa realidade, ela, consequentemente, define e governa cada área da vida e do pensamento. Portanto, assim como Deus é o ser ou realidade última, a reflexão teológica é a atividade humana última”.

E em terceiro lugar, uma abordagem Bíblica.
O texto de 2 Pedro 1:20 diz “... nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação”.
O que esse texto diz para nós? Ele diz que ninguém pode ter uma interpretação própria ou individual da Escritura. Mas se nós não podemos ter uma interpretação individual, nós temos que ter uma interpretação conjunta. Ou seja, a interpretação de um texto feito por nós tem que está de acordo em primeiro lugar, com a mensagem de toda a Escritura e em segundo lugar com a interpretação dada pela Igreja de Cristo como um todo. Mas como nós poderemos saber o que a Igreja de Cristo diz sobre determinado versículo se nós não estudarmos a teologia que a Igreja de Cristo desenvolveu e vem desenvolvendo há mais de dois mil anos de história? Nós não devemos mais olhar para a história da Igreja simplesmente como um conjunto de datas e de personagens, mas sim como esses grandes homens e mulheres do passado interpretaram as Escrituras.
O segundo texto que eu gostaria de fazer menção é o texto que se encontra em Êxodo 20:12. Esse texto é o Mandamento que Deus nos manda honrar nossos pais. Esse mandamento não é somente para os nossos pais de sangue, mas ele se estende aos nossos pais espirituais, aqueles homens e mulheres que nutriram a fé em nós.
Isso faz um paralelo direto com o Texto de 2 Pedro. Seguindo esse raciocínio, além dos nossos pais naturais, dos nossos irmãos, pastores e presbíteros que nos ajudaram e ainda ajudam a crescer na nossa fé, nós devemos honrar aqueles grandes homens do passado que ajudaram a toda a Igreja a interpretar passagens difíceis da Escritura. Homens como Agostinho, Irineu de Lion, Lutero, Calvino, John Owen, Jonathan Edwards, Spurgeon, e ainda aqueles homens que Deus levantou hoje para nos ajudar nessa caminhada, como John Piper, John MacArthur, R. C. Sproul, J. I. Packer. Estes são homens que merecem todo nosso respeito como pais espirituais que nos ajudaram e continuam nos ajudando a amadurecer espiritualmente. Os Pais da Igreja, os Reformadores, os Puritanos e tantos outros foram homens que contribuíram de uma maneira muito grandiosa para a Igreja Cristã.
Que Deus nos abençoe e nos guie no estudo de Teologia.



Acompanhe o Blog:
     
“Esta é a permuta que, em sua bondade infinita, ele quis fazer conosco: recebeu nossa pobreza, e nos transferiu suas riquezas; levou sobre si a nossa fraqueza, e nos fortaleceu com o seu poder; assumiu a nossa mortalidade, e fez nossa a sua imortalidade; desceu à terra, e abriu o caminho para o céu; fez-se Filho do homem, e nos fez filhos de Deus.” João Calvino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...