Subscribe:

Ads 468x60px

domingo, 26 de junho de 2011

Catecismo de Heidelberg - Domingo 1




Domingos -
|11| |12| |13| |14| |15| |16| |17| |18| |19| |20|
|21| |22| |23| |24| |25| |26| |27| |28| |29| |30|
|31| |32| |33| |34| |35| |36| |37| |38| |39| |40|
|41| |42| |43| |44| |45| |46| |47| |48| |49| |50|
|51| |52|




1. Qual é o seu único fundamento, na vida e na morte?

O meu único fundamento é meu fiel Salvador Jesus Cristo1. A Ele pertenço, em corpo e alma, na vida e na morte2, e não pertenço a mim mesmo3. Com seu precioso sangue Ele pagou4 por todos os meus pecados e me libertou de todo o domínio do diabo5. Agora Ele me protege de tal maneira6 que, sem a vontade do meu Pai do céu, não perderei nem um fio de cabelo7. Além disto, tudo coopera para o meu bem8. Por isso, pelo Espírito Santo, Ele também me garante a vida eterna9 e me torna disposto a viver para Ele, daqui em diante, de todo o coração10.
1
ü  e vocês são de Cristo, e Cristo, de Deus.” 1Co 3:23.
ü  Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.” Tt 2:14
2
ü  Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.” Rm 14:8;
ü  9Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 10Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele.” 1Ts 5:9,10
3
ü  19Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? 20Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.” 1Co 6:19,20
4
ü  18Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, 19mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito” 1Pe 1:18,19;
ü  Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” 1Jo 1:7;
ü  Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.” 1Jo 2:2
ü  Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus.” 1Jo 2:12.
5
ü  34Jesus respondeu: ‘Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado. 35O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre. 36Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres. 37Eu sei que vocês são descendentes de Abraão. Contudo, estão procurando matar-me, porque em vocês não há lugar para a minha palavra.’” Jo 8:34-36;
ü  14Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, 15e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.” Hb 2:14,15;
ü  Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.” 1Jo 3:8.
6
ü  Mas, como eu lhes disse, vocês me viram, mas ainda não crêem.” Jo 6:39;
ü  27As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. 29Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai. 30Eu e o Pai somos um" Jo 10:27-30;
ü  “Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno.” 2Ts 3:3;
ü  que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.” 1Pe 1:5.
7
ü  29Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. 30Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados.” Mt 10:29,30;
ü  Contudo, nenhum fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá.” Lc 21:18.
8
ü  “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” Rm 8:28
9
ü  “O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.” Rm 8:16;
ü  “nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.” 2Co 1:22;
ü  “Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir.” 2Co 5:5;
ü  13Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, 14que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.” Ef 1:13,14
10
ü  “porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” Rm 8:14;
ü  mas todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.” 1Jo 3:3

2. O que você deve saber para viver e morrer neste fundamento?

Primeiro: como são grandes meus pecados e minha miséria1. Segundo: como sou salvo de meus pecados e de minha miséria2. Terceiro: como devo ser grato a Deus por tal salvação3.
1
ü  “Ouvindo isso, Jesus disse: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.” Mt 9:12;
ü  Disse Jesus: ‘Se vocês fossem cegos, não seriam culpados de pecado; mas agora que dizem que podem ver, a culpa de vocês permanece’.” Jo 9:41;
ü  Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer;” Rm 3:10;
ü  9Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 10Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” 1Jo 1:9,10.
2
ü  46E lhes disse: "Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, 47e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.” Lc 24:46,47;
ü  “Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.” Jo 17:3;
ü  Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” At 4:12;
ü  Todos os profetas dão testemunho dele, de que todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome” At 10:43;
ü  Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.” 1Co 6:11;
ü  3Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros. 4Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador, 5não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, 6que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. 7Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.” Tt 3:3-7.
3
ü  14Ofereça a Deus em sacrifício a sua gratidão, cumpra os seus votos para com o Altíssimo, 15e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará.” Sl 50:14,15;
ü  12Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo? 13Erguerei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor.” Sl 116:12,13;
ü  “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” Mt 5:16;
ü  12Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. 13Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça.” Rm 6:12,13;
ü  “e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.” Ef 5:10;
ü  “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade.” 2Tm 2:15;
ü  “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 1Pe 2:9
ü  “Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.” 1Pe 2:12.

Veja também:

ü  "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." Mt 11:28-30;
ü  “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.” Ef 5:8.


“Esta é a permuta que, em sua bondade infinita, ele quis fazer conosco: recebeu nossa pobreza, e nos transferiu suas riquezas; levou sobre si a nossa fraqueza, e nos fortaleceu com o seu poder; assumiu a nossa mortalidade, e fez nossa a sua imortalidade; desceu à terra, e abriu o caminho para o céu; fez-se Filho do homem, e nos fez filhos de Deus.” João Calvino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...