Subscribe:

Ads 468x60px

domingo, 31 de julho de 2011

Catecismo de Heidelberg - Domingo 5



- -Domingos -
|11| |12| |13| |14| |15| |16| |17| |18| |19| |20|
|21| |22| |23| |24| |25| |26| |27| |28| |29| |30|
|31| |32| |33| |34| |35| |36| |37| |38| |39| |40|
|41| |42| |43| |44| |45| |46| |47| |48| |49| |50|
|51| |52|

PARTE 2: NOSSA SALVAÇÃO

DOMINGO 5

4. Então, conforme o justo julgamento de Deus, merecemos castigo, nesta vida e na futura. Como podemos escapar deste castigo e, de novo, ser aceitos por Deus em graça?

Deus quer que sua justiça seja cumprida1. Por isso, nós mesmos devemos satisfazer essa justiça, ou um outro por nós2.

- Referências -
1

ü  “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gn 2:17.
ü  “Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.” Êx 20:5.
ü  “De palavras de falsidade te afastarás, e não matarás o inocente e o justo; porque não justificarei o ímpio.” Êx 23:7.
ü  “Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.” Ez 18:4.
ü  “Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.” Hb 10:30.

2

ü  “Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.” Mt 5:26.
ü  “Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Rm 8:3,4.

5.     Nós mesmos podemos satisfazer essa justiça?

De maneira alguma. Pelo contrário, aumentamos, a cada dia, a nossa dívida com Deus1.

- Referências -

1

ü  “Se Deus não confia em seus servos, se vê erro em seus anjos e os acusa, quanto mais nos que moram em casas de barro, cujos alicerces estão no pó! São mais facilmente esmagados que uma traça!” Jó 4:18,19;
ü  “Bem sei que isso é verdade. Mas como pode o mortal ser justo diante de Deus? Ainda que quisesse discutir com ele, não conseguiria argumentar nem uma vez em mil.” Jó 9:2,3.
ü  “quanto menos o homem, que é impuro e corrupto, e que bebe iniqüidade como água.” Jó 15:16.
ü  “Se tu, Soberano Senhor, registrasses os pecados, quem escaparia?” Sl 130:3.
ü  “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;” Mt 6:12.
ü  Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” Mt 16:26.
ü  “E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.” Mt 18:25.

6.     Será que uma criatura, sendo apenas criatura, pode pagar por nós?

Não, não pode. Primeiro: porque Deus não quer castigar uma outra criatura pela dívida do homem1. Segundo: porque tal criatura não poderia suportar o peso da ira eterna de Deus contra o pecado e dela livrar outros2.

- Referências -

1

ü  “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.” Gn 3:17.
ü  “Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.” Ez 18:4.

2

ü  “Se tu, SENHOR, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá?” Sl 130:3.
ü  “Quem parará diante do seu furor, e quem persistirá diante do ardor da sua ira? A sua cólera se derramou como um fogo, e as rochas foram por ele derrubadas.” Na 1:6.

7.     Que tipo de Mediador e Salvador, então, devemos buscar?

O Mediador deve ser verdadeiro1 homem e homem justo2, contudo, mais poderoso que todas as criaturas; portanto, alguém que é, ao mesmo tempo, verdadeiro Deus3.

- Referências -

1

ü  “Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.” 1Co 15:21.

2

ü  “Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;” Hb 7:26.

3

ü  “Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.” Is 7:14.
ü  “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Is 9:6.
ü  “Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.” Jr 23:6.
ü  “Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos.” Lc 11:22.
ü“Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Rm 8:3,4.


“Esta é a permuta que, em sua bondade infinita, ele quis fazer conosco: recebeu nossa pobreza, e nos transferiu suas riquezas; levou sobre si a nossa fraqueza, e nos fortaleceu com o seu poder; assumiu a nossa mortalidade, e fez nossa a sua imortalidade; desceu à terra, e abriu o caminho para o céu; fez-se Filho do homem, e nos fez filhos de Deus.” João Calvino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...