PARTE 1: NOSSA MISÉRIA
DOMINGO 2
3. Como você conhece sua miséria?
Pela lei de Deus1.
- Referências -
1
ü “Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.” Rm 3:20.
4. O que a lei de Deus exige de nós?
Isto Cristo nos ensina num resumo, em Mateus 22:37-40: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento." Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas"1.
- Referências -
1
ü "Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.” Lv 19:18.
ü “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.” Dt 6:5.
ü “30Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. 31O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes.” Mc 12:30,31.
ü Ele respondeu: "‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo.’” Lc 10:27.
5. Você pode observar esta lei perfeitamente?
Não, não posso1, porque por natureza sou inclinado a odiar a Deus e a meu próximo2.
- Referências -
1
ü “Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer;” Rm 3:10.
ü “Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.” Rm 3:20.*
ü “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” Rm 3:23.
ü “Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.” 1Jo 1:8,10.
_______________________________________________________________________________________________
* Paulo está se referindo a Deus quando fala “dele”.
_______________________________________________________________________________________________
2
ü “O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.” Gn 6:5.
ü “O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: ‘Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez”. Gn 8:21.
ü “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” Jr 17:9.
ü “mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.” Rm 7:23.
ü “a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.” Rm 8:7.
ü “Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.” Ef 2:3;
ü “Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.” Tt 3:3.
______________________________________________________________________________
Todos os textos bíblicos são da Bíblia NVI e foram retirados do site Biblia Online.
Se gostou da Bíblia NVI, você pode comprá-la clicando aqui.
______________________________________________________________________________
“Esta é a permuta que, em sua bondade infinita, ele quis fazer conosco: recebeu nossa pobreza, e nos transferiu suas riquezas; levou sobre si a nossa fraqueza, e nos fortaleceu com o seu poder; assumiu a nossa mortalidade, e fez nossa a sua imortalidade; desceu à terra, e abriu o caminho para o céu; fez-se Filho do homem, e nos fez filhos de Deus.” João Calvino
Nenhum comentário:
Postar um comentário