Subscribe:

Ads 468x60px

sábado, 2 de julho de 2011

Cristo Vitorioso Sobre o Diabo - Uma Análise de Gênesis 3 e Mateus 4 - Joel R. Beek



Por Joel R. Beeke

Existe um estado perpétuo de guerra entre Cristo, o campeão de Deus, e o diabo, o príncipe deste mundo (“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gn 3.15). Mateus 4.1-11 fala sobre uma das grandes vitórias de Cristo sobre o diabo e o poder do pecado. Ao final de um longo período de jejum, o diabo confronta Jesus com três tentações.

Ordena a estas pedras

Na primeira destas tentações, o diabo usa a mesma tática que usou com Eva, no Jardim do Éden. “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães” (Mt 4.3). Satanás está se referindo às palavras faladas pelo Pai no batismo de Jesus: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3.17). Com efeito, Satanás diz: “É, Deus disse...? Você realmente acha que Deus quer dizer que você é o Filho de Deus? Se você é, porque a fome dói agora? Prove que você é o Filho de Deus tornando estas pedras em pão”.
O diabo é esperto; ele sabe que a fome é uma espada afiada. E ele sabe como usar a verdade em vantagem própria. Afinal, Deus pode fazer todas as coisas; Ele é todo poderoso. Se Jesus é o Filho de Deus, Ele deve ser todo poderoso também. Tudo o que Ele tem de fazer é falar uma palavra, e uma mesa será preparada para Ele no deserto.
Jesus não cede ao diabo. Ele se recusa a usar seu poder divino para aliviar sua fome física, escolhendo em vez disso fazer a vontade de seu Pai, e suportar o sofrimento. “Está escrito, não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt. 4.4), Jesus diz ao diabo. Ele cita Deuteronômio 8.3 e diz, com efeito: “Pão não é suficiente. Eu sou dependente de meu Pai e de sua palavra, não de pão. Eu vivo da sua mão. Eu não quero pão, se meu Pai não quiser dá-lo a mim”. Jesus se recusa a separar a dádiva do pão daquele que é o Doador do pão, ao contrário do que Adão fez. Adão empurrou de lado o Doador do fruto ao estender sua mão para a dádiva em forma de fruto.
Jesus fala com autoridade; sua resposta é firme. Diferente de Eva, Ele não debate com Satanás. Ele não chama um exército de anjos para expulsar o diabo. Ele não usa seu divino poder, pois está vivendo no mundo como o Servo sofredor de Deus. A única arma que Ele usa é a espada do Espírito, a Palavra de Deus.
Jesus coloca-se em nosso nível. Se a Bíblia é suficiente para Ele, não o deveria ser para nós? “Está escrito” deveria ser nossa única e suficiente resposta às tentações de Satanás. E quanto a você? Você vive do pão terreno, ou fazer a vontade do Pai e viver pela verdade e pelo poder da sua Palavra é o seu “alimento necessário” (Jó 23.12)?

Lança-te daqui abaixo

Depois, o diabo leva Jesus ao topo do templo, na Cidade Santa – o lugar mais sagrado em toda a terra. “Se és Filho de Deus, atira-te abaixo”, o diabo diz. Ele cita Salmos 91.11-12, dizendo que os anjos vão proteger Jesus se Ele pular. Em um momento, Cristo seria então reconhecido por todo o mundo religioso como o Filho de Deus.
A tentação para Cristo é revelar-se a Israel em um estonteante show de poder e de privilégio sobrenatural em vez de através do caminho do sofrimento e da rejeição, como o homem de dores. O diabo está oferecendo a Jesus um atalho em vez de uma longa rota de sofrimento e morte.
Isto não era uma tentação pequena, pois Jesus queria revelar-Se como o Messias. Entretanto, Ele sabia que seguir a sugestão do diabo traspassaria a vontade de seu Pai, que determinava que o Filho teria de primeiro sofrer e, depois, ser glorificado. A exaltação de Cristo viria, mas somente após sua obra consumada e terminado o seu estado de humilhação. Portanto, Ele disse ao diabo: “Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus” (Mt. 4.7). Desta vez, Jesus está citando Deuteronômio 6.16, referindo-se às tentações de Israel, em Massá, onde os incrédulos filhos de Israel exigiram uma prova sensacional de que o Senhor estava entre eles ("O Senhor está entre nós, ou não?" Êx 17.7).
Hoje, muitos estão ainda buscando sinais maravilhosos e maravilhas do poder divino, mas Jesus ainda se recusa a dar um show. Ele não usa de meios carnais para ganhar seus seguidores. Ele não veio para o sensacionalismo. Ao invés disso, Ele continua em sua obra de convencer, salvar e disciplinar, através de sua Palavra e pelo poder do Espírito no coração dos pecadores, trazendo-os à semelhança a Ele Mesmo – o que é a maior “maravilha” de todas.

Prostra-Te e adora-me

Finalmente, o diabo leva Jesus a uma alta montanha. Mostra-Lhe todos os reinos do mundo e diz: “Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares” (Mt. 4.9).
“Todos os reinos” – que tremenda reivindicação! Em seus próprios termos, o diabo tem a audácia de Cristo Vitorioso sobre o Diabo oferecer a Cristo todos os reinos da terra, como se ele fosse senhor de direito sobre todos os reinos. Lutero escreve: “Ele que, em sua primeira tentação, mostrou-se como um diabo preto, e, na segunda, como uma luz, um diabo branco, usando até mesmo a Palavra de Deus, agora se mostra como um diabo divino, majestoso, que reivindica ser o próprio Deus”.
O diabo pode ser o príncipe deste mundo, pode até ser o deus do mundo, no tempo presente, mas Deus é Rei para sempre. Como Salmos 24.1 diz: “Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam”. Esta é a última cartada do diabo. Em desespero, ele pensa: “Se apenas eu pudesse ter Jesus, mesmo por uma vez, para realizar um pequeno gesto de adoração a mim em vez de ao Pai, eu ganharia a vitória e, de fato, me tornaria o rei deste mundo”. Ainda hoje enfrentamos a tentação de vender nossas almas ao diabo em troca de vãos prazeres e dos tesouros deste mundo. Temos de resistir ao diabo, citando Deuteronômio: “Retira-te, Satanás: porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, dorarás, e só a ele darás culto” (Mt. 10). Jesus novamente recusa-se a obter uma coroa, sem suportar a cruz.

Nossa vitória em Cristo

Que contraste entre Mateus 4 e Gênesis 3! Cristo é vitorioso quando tentado pelo diabo em um deserto árido, e Adão falhou quando tentado pelo diabo em um lindo jardim. Cristo é vitorioso com o estômago vazio, estando sem comer por 40 dias (Mt 4.2), e Adão falhou de estômago cheio, sendo capaz de comer livremente de toda árvore no jardim, exceto de uma. E, como colocou o New England Primer: “Na queda de Adão, nós todos pecamos”. Mas, graças sejam dadas a Deus, pois Jesus superou o diabo, de modo que também podemos vencer o diabo. Em Cristo, pela fé, somos chamados a viver pela Palavra de Deus, e a resistir ao diabo, usando a mesma arma poderosa, a Palavra de Deus. As tentações são muitas, e o poder do pecado é grande, mas a vitória é prometida àqueles que se apegam fortemente à “palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (1 Pe 1.23).

Por: Joel R. Beek


“Esta é a permuta que, em sua bondade infinita, ele quis fazer conosco: recebeu nossa pobreza, e nos transferiu suas riquezas; levou sobre si a nossa fraqueza, e nos fortaleceu com o seu poder; assumiu a nossa mortalidade, e fez nossa a sua imortalidade; desceu à terra, e abriu o caminho para o céu; fez-se Filho do homem, e nos fez filhos de Deus.” João Calvino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...